AGENDA

Festas de Romaria

São Festas de carácter religioso, mas com uma forte vertente profana. As mais importantes são as de Santa Cruz, Santo António, Santa Ana e Nossa Senhora de Piedade. Normalmente celebra-se a missa, seguida da procissão pelas principais ruas dos povoados. Realizam-se ainda jogos de bazar não faltando as barracas com os mais deliciosos petiscos.

Calendário de Festas de Romaria

São José – 19 de Março
Santa Cruz – 3 de Maio
Santo António – 13 de Junho
São João – 24 de Junho
São Pedro – 29 de Junho
Santana – 27 de Junho
Nossa Senhora da Piedade – 15 de Agosto
Nossa Senhora das Dores – 15 de Setembro

Realiza-se há 20 anos na belíssima praia de Santa Maria e é hoje um dos grandes eventos culturais da ilha, senão o melhor. Actualmente, o Festival é o auge das festividades do Município, celebrado no último fim – de – semana antes do dia 15 de Setembro ou no primeiro fim-de-semana depois do dia 15 de Setembro.

Nessa altura, a magnifica praia de Santa Maria transforma-se no ponto de convergência da população salense com gentes das outras ilhas do arquipélago, dos nossos emigrantes, estudantes em férias e ainda de turistas, que procuram a Vila de Santa Maria para descanso e tranquilidade.

Pelo palco do Festival da Praia de Santa Maria já passaram grandes e muitos nomes da música de Cabo Verde e do Mundo, nomeadamente do Brasil, Antilhas, África, Estados Unidos da América e Europa, com estilos musicais tão diferentes como a Morna, Coladeira, Funaná, Pop, Rock, Hip Hop, Reggae, Samba entre outros.

Na ilha do Sal encontram-se peças do artesanato espalhadas por várias ruas e lojas das Vilas de Santa Maria e dos Espargos. Através da Oficina de Artesanato, localizada na Vila de Santa Maria e de outros artesãos locais muito talentosos, encontram-se peças artesanais confeccionadas com matéria – prima nacional e local, nomeadamente peças feitas de areia, pedras ornamentais, barro e coco. Uma vez que o Sal não é das ilhas com maior expressão em termos de matéria – prima para o fabrico do artesanato, existe no mercado um grande número de peças provenientes da Costa Ocidental Africana, feitas em madeira.( Fonte: anmcv)

Este site usa cookies para melhorar a sua navegação. Se continuar a navegar entendemos que aceita o seu uso. Saiba mais...